Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

Dieta fantástica!

Olá meninas!

Hoje venho-vos falar de uma dieta que estou a fazer para ficar linda e magra (menos gorda, vá!) para o meu casamento.

Estou a seguir esta dieta desde o dia 7 de Janeiro e já perdi 7 kilos... Confesso que há dias em que me custa mais do que outro e até já fui fazendo algumas asneiras, mas tenho conseguido seguir a dieta e estou contente com os resultados.

Devo dizer que é uma dieta bastante restritiva e temos de nos mentalizar para tal, mas com um bocadinho de força de vontade... Tudo se consegue!

Então, a dieta chama-se dieta Dukan e foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. Vou aqui fazer um resumo da mesma, para para quem quiser, existe o livro que tem tudo bem explicadinho e chama-se "Não consigo emagrecer".

A dieta é dividida em 4 fases e cada fase depende do peso que cada pessoa quer perder.

Para saber quantos dias deve durar cada fase, o Dr. Dukan sugere:

Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1ª fase;
Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.

A duração das outras fases varia conforme a perda de peso da pessoa. 

1ª fase da dieta Dukan - Fase de ataque

Na 1ª fase da dieta Dukan só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, estão proibidos os hidratos de carbono, gorduras e doces.

  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, ovos, fiambre de peru ou frango, iogurtes magros sem ser de fruta, leite magro, queijo fresco. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia.
  • Alimentos proibidos: Todos os hidratos de carbono, como pão, arroz, massa, fruta, doces e gorduras.

Esta fase dura cerca de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.


Depois da fase inicial de ataque, passa-se para a Fase de Cruzeiro, que deve ser feita até a pessoa atingir o peso que quer.

2ª fase da dieta Dukan - Fase de cruzeiro

Nesta fase da dieta Dukan introduzem-se na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer hidratos de carbono. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e podem ser temperados com vinagre, limão, especiarias e o mínimo de azeite possível. único doce É permitido também comer gelatina light. 

  • Alimentos permitidos: Legumes e verduras e todos os alimentos da fase 1
  • Alimentos proibidos: Alimentos ricos em hidratos de carbono, doces e frutas.
  • Alimentos tolerados: amido de milho (1 colher de sopa), cacau em pó sem açúcar (1 colher de café), natas com 3% de gordura, iogurte magro com sabor a fruta (1 por dia), iogurte de soja (1 por dia), leite de soja (150 ml por dia), molho de soja (1 colher de café), queijo e requeijão com até 7% de gordura, salsichas de aves, vinho para cozinhar (3 colheres de sopa), óleo (3 gotas).
  • Atenção: nesta 2ª fase, deve-se intercalar 1 dia só de proteína e outro dia de proteína, legumes e verduras. Devem-se comer sempre 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e fazer 30 minutos de uma actividade física por dia.

3ª fase da dieta Dukan - Fase de consolidação

Na 3ª fase da dieta Dukan, além das carnes, dos legumes e das verduras, também se pode comer 2 porções de fruta por dia, 2 fatias de pão integral e 1 porção de 40 g de qualquer tipo queijo.

Nessa fase, também é permitido comer uma porção de hidratos de carbono 2 vezes por semana, como arroz integral, massa integral, feijão, grão, etc e pode-se ter 2 refeições completas livres, onde se pode comer qualquer alimento incluindo um copo de vinho ou uma cerveja.

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.
  • Alimentos proibidos: hidratos de carbono mais de 2 vezes por semana. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.
  • Devem-se comer sempre 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e fazer 30 minutos de uma actividade física por dia.
Esta fase deve durar 10 dias por cada 1 kg que a pessoa perdeu na fase anterior. Ou seja, se a pessoa perdeu 10 kg na fase cruzeiro, esta fase deverá durar 100 dias.

4ª fase da dieta Dukan - Fase de estabilização

Na 4ª fase da dieta Dukan, as recomendações são: fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase, fazer 30 minutos de exercício físico por dia e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

  • Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos, mas deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal

Nesta dieta deve-se beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas. 

Quem se atreve a tentar? Contem-me as vossas aventuras "dietistas"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário